Kokocast

Webcomics brasileiras

Marcos X-Salada 21 de novembro de 2011 webcomics 1 Comentário

Olá, leitores!!! Alguém aí lê quadrinhos online?

Ou uma pergunta melhor: alguém aí produz quadrinhos online?

Veja, não estou falando de scans. Estou falando de quadrinhos publicados na web.

Acho melhor começar dizendo que esse post será meio chato se você não tem interesse nenhum em quadrinhos online.

No último FIQ, o Barba e eu notamos algo interessante: existe um grande número de HQ digitais/ HQs virtuais/ webcomics produzidas aqui no Brasil, mas que não chegam aos olhos de todo mundo.

O grande problema é que esse meio – de webcomics - tem de ser unido para funcionar. Muita gente não conta com a divulgação necessária para seu trabalho. E não tem dinheiro para pagar a divulgação. E aí entramos num catch 22: o artista não tem divulgação por falta de dinheiro e não tem dinheiro por falta de divulgação.

Outro agravante: o mercado no Brasil é totalmente diferente do mercado americano e Europeu. Não me refiro apenas ao mercado de webcomics, mas ao mercado de uma forma geral: o que acontece no Brasil, mercadologicamente falando,  não é passível de comparação com nenhum outro país pois, entre outras coisas, o Brasil dispões de características culturais diversas que simplesmente não se aplicam a outros países.

Convenhamos, por mais que você tente se convencer – e aos seus pais/namorado(a)/esposo(a) – que você faz webcomics por diversão, o objetivo final desse trabalho é monetário. Mesmo que seja um esquema de divulgação: você publica seus quadrinhos online para se tornar conhecido. Para que as pessoas conheçam seu trabalho e, no futuro, te procurem para um fazer algo novo.

Estou errado aqui? É errado eu achar que dinheiro é importante?

Eu deveria ser o especialista em webcomics do site, mas o mercado de webcomics no Brasil é tão grande e aberto – e diferentes e afastado um do outro, e escondido – que descobri que de especialista não tenho nada. Eu não conheço, no Brasil, uma database atualizada de HQs brasileiras online. Corrijam-se se eu estiver errado, mas não há, no Brasil, um site ou blog que conste com todas as HQs online publicadas diariamente em nosso país.

O que você está lendo é nosso manifesto. Comparando-se com “manifestos verdadeiros”, esse é um péssimo manifesto, mas não pensei num nome melhor. O objetivo do Kokocast na próxima atualização – a BWD –  é manter um post de “update perpétuo”. Receberemos de vocês, leitores, informações de sites e blogs que tenham e mantenham a produção constante de HQs como parte de seu conteúdo (ou onde os quadrinhos sejam o próprio conteúdo, como imagino que a maioria das webcomics funcionem). Algo parecido com o que Warren Ellis fez há pouco mais de dois anos, pelas webcomics em inglês. Queremos fazer isso pelas HQs brasileiras.

Você pode nos enviar suas webcomics brasileiras por comentário (abaixo) ou por email: [email protected] com o assunto “Webcomic brasileira”.

Conto com vocês!

Like this Article? Share it!

About The Author

1 Comment

Leave A Response